NÃO COMPRE ANIMAIS SILVESTRES

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e toda essa riqueza chama a atenção de uma atividade criminosa crescente. Todos os dias diversos bichos são retirados da natureza para alimentar o comércio da fauna silvestre como animal de estimação. Além de ser um terrível destino para um animal que sempre foi livre e passa a viver preso, seu habitat também sentirá sua falta, visto que cada espécie possui sua função no equilíbrio do ecossistema.

500

Apreensão que chegou ao Cras de mais de 500 passarinhos de uma só vez.

O tráfico de Animais Silvestres é a terceira mais lucrativa atividade criminosa do mundo.

Esse mercado predatório só existe porque existem compradores que, por admiração ou status, querem ter os bichos perto de si. Quem valoriza os animais certamente prefere admirá-los na natureza, que provê o melhor bem-estar que eles podem receber.

papagaio

o papagaio é uma das espécies mais comercializadas do país. Existe mais papagaio em gaiola do que livre na natureza.

A cada dez animais silvestres traficados, nove morrem em decorrência das péssimas condições de cuidados e transporte.
transporte

Estes animais são transportados em péssimas condições. Uma constatação clara de maus tratos e crime ambiental.

Apesar do crescente número de apreensões, a punição aos traficantes é branda e incentiva a recorrência do ato. Uma das formas de combater esse crime ambiental é denunciando suspeitas de tráfico, através da Linha Verde do IBAMA: 0800-618080.

bichopreso
Disseminar essas informações também contribui para aumentar a consciência de toda a sociedade sobre a gravidade desse problema. Compartilhe essas informações com seus amigos em suas redes sociais!

Nos últimos anos, o poder público abriu várias brechas na legislação que facilitam as manobras do tráfico, como a resolução 457 do Conama e a Lista Pet do IBAMA. Portanto, é fundamental cobrar dos políticos uma postura clara e contra a exploração da fauna silvestre, combatendo o tráfico e preservando os habitats naturais para que os animais possam sobreviver em harmonia com a natureza.

corn

Apreensão de mais de 180 serpentes norte americanas realizada pela IBAMA que chegou ao Cras. Além do crime de maus tratos as espécies exóticas são uma grande ameaça a fauna nativa.