CENTRO DE REABILITAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES

O Brasil detém a mais rica diversidade natural do planeta. Toda esta riqueza porém, tem sido ameaçada, principalmente, pelo desmatamento, queimadas, ocupação desordenada do solo, caça ilegal e tráfico de animais silvestres. Dessa forma desde 1997 a Associação Mata Ciliar atua com o Cras em Jundiaí que tem por objetivo receber os animais silvestres vitimados, prestando desde o atendimento veterinário, reabilitação e soltura até o monitoramento destes no ambiente natural.

cras

MAIS DE 32.000 ANIMAIS SILVESTRES ATENDIDOS E 11.000 REABILITADOS

CENTRO PARA CONSERVAÇÃO DOS FELINOS NEOTROPICAIS

O Brasil possui a maior diversidade de felinos do mundo. São nove espécies distribuídas por todo o Brasil e que são topo de cadeia alimentar, contribuindo para o equilíbrio dos ecossistemas. Sem os felinos, a natureza perde muito e o Centro de Felinos da AMC tem por objetivo implementar estratégias para a conservação dos felinos que ocorrem no país. Trata-se de um centro de referência internacional, fornecendo subsídios para diversas pesquisas, tanto em cativeiro como em vida livre.

bill

O programa é desenvolvido em parceria com o Zoo and Botanical Garden of Cincinnati/EUA, responsável pela reprodução de diversas espécies de animais selvagens ameaçadas pelo mundo.

RISCO DE EXTINÇÃO

As nove espécies de felinos que ocorrem no Brasil estão incluídas na lista de animais silvestres em risco de extinção.

A Associação Mata Ciliar foi a primeira instituição do mundo a ter sucesso no nascimento de uma onça-pintada através da técnica de Transferência de Embriões (TE).

ia_onca
mapa_brasil

Também fomos a primeira instituição da América Latina a ter sucesso no nascimento de um animal selvagem de proveta na América Latina.

proveta