São projetos socioambientais desenvolvidos junto às comunidades rurais para a preservação dos recursos hídricos beneficiando 29 municípios do Circuito das Águas e Sistema Cantareira através da promoção da participação comunitária na gestão ambiental, incentivando a adoção de práticas que conciliem a produção agropecuária com a preservação ambiental.

mapa_agua

PRODUTORES DE ÁGUA: A região detém importantes bacias hidrográficas e é de extrema importância para o abastecimento de água para as regiões metropolitanas de São Paulo e Campinas.

PARTICIPAÇÃO DE MAIS DE 100.000 PESSOAS

Com a execução dos projetos DE OLHO NOS RIOS, ÁGUAS DO PIRACICABA e NASCENTES as comunidades rurais já foram e são beneficiadas com diversas ações, mobilizações e recursos para a melhoria da qualidade de vida no campo.

FOSSA BIODIGESTORA

Boa parte das comunidades não possuem sistema de esgoto, sendo que todo resíduo doméstico é destinado geralmente para uma fossa negra. A fossa biodigestora é um sistema que contribui para o saneamento rural, melhorando a qualidade de vida das comunidades e evitando a contaminação da água. Desde então já realizamos a doação de 360 fossas sépticas biodigestoras. Assista o vídeo e entenda melhor o funcionamento e os resultados proporcionados por esse sistema.

Galeria de fotos

BACIAS DE CAPTAÇÃO

A região do Circuito das Águas s Sistema Cantareira é caracterizada por ter um relevo montanhoso com predominância de solos expostos para a produção pecuária. Esse conjunto de fatores contribui para que toda a água da chuva cause acentuada erosão do solo e carregamento de sedimentos para os leitos dos rios, causando um grave quadro de assoreamento. A construção de bacias de captação, planejada por técnicos e construída em áreas estrategicamente definidas, contribui para que toda a água de chuva acumule-se nessas barragens, evitando o assoreamento e contribuindo para a recarga do lençol freático, melhorando a qualidade e a quantidade de água. Ja implantamos 1.453 bacias de captação em parceria com os produtores rurais da região. Assista o vídeo e conheça mais sobre os benefícios desse sistema.

Galeria de fotos

MONITORAMENTO DA QUALIDADE DA ÁGUA

Os resultados da implantação da fossas biodigestor e das baratinhas são mensurados através do monitoramento da qualidade e d quantidade da água, onde análises técnicas são realizadas para comprovar os inúmeros benefícios dessas ações.

Galeria de fotos

CONEXÕES

São grupos formados por jovens rurais que tem nesse contexto incentivo para tornarem-se agentes ambientais em suas comunidades, contribuindo para o monitoramento da qualidade da água, ações de reflorestamento, realização de eventos e capacitação ambiental.

Galeria de fotos

OFICINAS DE CAPACITAÇÃO AMBIENTAL (OCA)

As Oficinas de Capacitação Ambiental (OCA) tem como finalidade levar comunidades rurais a oportunidade de desenvolverem novos negócios a ampliarem a fonte de renda de suas famílias, contribuindo para reduzir o êxodo rural e valorizando o papel desses importantes produtores.

Mais de 150 Oficinas de Capacitação Ambiental já foram realizadas, envolvendo principalmente mulheres e jovens em diversas capacitações.

Galeria de fotos