A LIBERAÇÃO DA CAÇA É UMA GRANDE ARMADILHA
Com a desculpa de que a caça é necessária para o controle dos javalis, projetos de lei defendidos por alguns deputados irão abrir precedentes para a liberação da caça não só dessa espécie exótica mas também de outras espécies nativas consideradas “indesejadas” e “nocivas”. Sabemos que a caça “controlada” do javali, tem sido responsável pelo extermínio de vários espécimes silvestres nos estados onde ela é permitida e a inexistência de fiscalização e de políticas ambientais incentivam a prática do crime que inclui o abate de espécies em risco de extinção.
Além das óbvias e lógicas justificativas ambientais de não permitir a liberação da caça, listamos aqui mais cinco razões que ilustram o do porque esse projeto é uma grande armadilha:
Segurança Pública
Com a liberação da caça começarão a surgir os “caçadores de final de semana”, armados e autorizados a atirar por diversão. Quem seriam as pessoas que procurariam se credenciar para caçar? Quem fiscalizaria essas pessoas? Além disso aumentaria o número de armas de fogo disponíveis no mercado em uma sociedade que já sofre demasiadamente com a criminalidade.
Tucano atingido por um tiro de chumbinho na asa. O caçador se divertiu mas a ave nunca mais pode voar. Se uma pessoa atira num animal por puro prazer, não atiraria em um semelhante por vingança?
Conservação da Biodiversidade
Já estamos assistindo ao extermínio de outras espécies protegidas por lei como catetos, queixadas e veados que pagam o preço pela liberação da caça aos javalis. Os caçadores que conhecem a ineficiência da fiscalização usam amplamente as armadilhas de laço que capturam qualquer espécie, inclusive as que estão em risco de extinção.
Onça-parda capturada em uma armadilha de laço em Bragança Paulista. A armadilha havia sido montada para capturar javali mas diversas outras espécies são capturas sem nenhum remorso.
Crueldade
Os “alvos” dos caçadores são eliminados das formas mais cruéis, torturados em armadilhas e podendo ficar por dias agonizando. Enquanto se discute o bem estar animal em diversas esferas, a fauna silvestre está sofrendo uma agressão às escuras.
Filhote de capivara resgatada em armadilha de laço. O animal ficou preso durante várias horas e foi enforcado praticamente até a morte. Não resistiu aos ferimentos.
Saúde Pública
A carne dos animais silvestres abatidos, bem como, dos javalis, será consumida sem qualquer inspeção sanitária e o complexo teníase-cisticercose, principal causa transmissível de distúrbios mentais em humanos, vai ter uma nova vertente de transmissão. A liberação da caça irá abrir um mercado clandestino do comércio de carnes que que poderá ocasionar o ressurgimento de doenças que antes eram consideradas sob controle.
Cateto que recebemos já morto, abatido com um tiro no pescoço. O caçador iria vender sua carne em uma situação em que muitos alegam não saber diferenciá-lo de um javali.
Ética
A falta de recursos não deve ser uma desculpa aceita para tentar resolver de forma simplista, um problema tão complexo. Esforços devem ser direcionados para que a área acadêmica, centros de pesquisa e outras instituições afins possam contribuir para a solução do problema dos javalis.
A fauna não pode pagar o preço da culpa do estado, que permitiu a importação dos javalis, foi ineficiente na fiscalização e omisso durante décadas, deixando que o caos se instalasse no país com a falta de controle das populações em vida livre e agora, coloca a caça como a única forma de controle populacional.
Mesmo com todos os argumentos é necessário que a sociedade fique atenta pois o discurso do projeto do lei leva muitas pessoas a acreditar que liberar a caça irá resolver todos os problemas enquanto na verdade criará uma série de impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.