A LIBERAÇÃO DA CAÇA É UMA GRANDE ARMADILHA

Com a desculpa de que a caça é necessária para o controle dos javalis, projetos de lei defendidos por alguns deputados irão abrir precedentes para a liberação da caça não só dessa espécie exótica mas também de outras espécies nativas consideradas “indesejadas” e “nocivas”. Sabemos que a caça “controlada” do javali, tem sido responsável pelo extermínio de vários espécimes silvestres nos estados onde ela é permitida e a inexistência de fiscalização e de políticas ambientais incentivam a prática do crime que inclui o abate de espécies em risco de extinção.

Além das óbvias e lógicas justificativas ambientais de não permitir a liberação da caça, listamos aqui mais cinco razões que ilustram o do porque esse projeto é uma grande armadilha:

1

Segurança Pública

Com a liberação da caça começarão a surgir os “caçadores de final de semana”, armados e autorizados a atirar por diversão. Quem seriam as pessoas que procurariam se credenciar para caçar? Quem fiscalizaria essas pessoas? Além disso aumentaria o número de armas de fogo disponíveis no mercado em uma sociedade que já sofre demasiadamente com a criminalidade.

tucano

Tucano atingido por um tiro de chumbinho na asa. O caçador se divertiu mas a ave nunca mais pode voar. Se uma pessoa atira num animal por puro prazer, não atiraria em um semelhante por vingança?

2

Conservação da Biodiversidade

Já estamos assistindo ao extermínio de outras espécies protegidas por lei como catetos, queixadas e veados que pagam o preço pela liberação da caça aos javalis. Os caçadores que conhecem a ineficiência da fiscalização usam amplamente as armadilhas de laço que capturam qualquer espécie, inclusive as que estão em risco de extinção.

onca

Onça-parda capturada em uma armadilha de laço em Bragança Paulista. A armadilha havia sido montada para capturar javali mas diversas outras espécies são capturas sem nenhum remorso.

3

Crueldade

Os “alvos” dos caçadores são eliminados das formas mais cruéis, torturados em armadilhas e podendo ficar por dias agonizando. Enquanto se discute o bem estar animal em diversas esferas, a fauna silvestre está sofrendo uma agressão às escuras.

capivara

Filhote de capivara resgatada em armadilha de laço. O animal ficou preso durante várias horas e foi enforcado praticamente até a morte. Não resistiu aos ferimentos.

4

Saúde Pública

A carne dos animais silvestres abatidos, bem como, dos javalis, será consumida sem qualquer inspeção sanitária e o complexo teníase-cisticercose, principal causa transmissível de distúrbios mentais em humanos, vai ter uma nova vertente de transmissão. A liberação da caça irá abrir um mercado clandestino do comércio de carnes que que poderá ocasionar o ressurgimento de doenças que antes eram consideradas sob controle.

cateto

Cateto que recebemos já morto, abatido com um tiro no pescoço. O caçador iria vender sua carne em uma situação em que muitos alegam não saber diferenciá-lo de um javali.

5

Ética

A falta de recursos não deve ser uma desculpa aceita para tentar resolver de forma simplista, um problema tão complexo. Esforços devem ser direcionados para que a área acadêmica, centros de pesquisa e outras instituições afins possam contribuir para a solução do problema dos javalis.

A fauna não pode pagar o preço da culpa do estado, que permitiu a importação dos javalis, foi ineficiente na fiscalização e omisso durante décadas, deixando que o caos se instalasse no país com a falta de controle das populações em vida livre e agora, coloca a caça como a única forma de controle populacional.

Mesmo com todos os argumentos é necessário que a sociedade fique atenta pois o discurso do projeto do lei leva muitas pessoas a acreditar que liberar a caça irá resolver todos os problemas enquanto na verdade criará uma série de impactos negativos no meio ambiente e na sociedade.