A Associação Mata Ciliar possui um programa de voluntariado para proporcionar uma experiência junto à nossa equipe nos esforços para a conservação da biodiversidade.

NÍVEIS DE APRIMORAMENTO

O programa contempla 3 fases que tem por objetivo aprimorar o voluntário no exercício das atividades:

niveis

Para passar de uma fase o voluntário é avaliado quanto a sua frequência e inter-relacionamento.

FASE INICIANTE

O voluntário contribui para limpeza e organização do setor da desinfecção e participa de atividades de educação ambiental e produção de mudas.

FASE INTERMEDIÁRIA

O voluntário executa as mesmas atividades da fase iniciante e também participa de atividades de enriquecimento ambiental monitorado por nossos técnicos.

FASE AVANÇADA

O voluntário executa as mesmas atividades da fase iniciante e intermediário e também participa de atividades preparação e trato de alguns animais monitorados por nossos técnicos no Cras.

Observação: O programa não objetiva a aproximação do voluntário com animais, sendo que o o mesmo contribui para que possamos proporcionar melhores condições de vidas aos bichos. Sendo assim, há restrições de acesso para setores do Cras.

FREQUÊNCIA

Para participar do programa é exigido uma frequência constante e de, no mínimo, 1 dia por semana. Não aceitamos voluntários para períodos pontuais como férias.

As atividades podem ser realizadas todos os dias da semana no período da manhã ou da tarde preenchendo no mínimo 4 horas diárias.

OBSERVAÇÕES GERAIS

  • O programa de voluntariado não é remunerado e não cria vínculo empregatício, funcional ou quaisquer obrigações trabalhistas, previdenciárias e afins;
  • Não dispomos de alojamento;
  • Não fornecemos vale transporte ou refeição;
  • Somente pessoas acima de 18 anos podem ingressar no programa;

INSCRIÇÕES

As inscrições são abertas conforme as oportunidades para formação de novos grupos. Não é possível ingressar no programa sem que haja um chamamento sendo a única forma de inscrever-se. Os interessados devem aguardar esse chamamento que é divulgado em nossas redes sociais para que possa inscrever-se. Os inscritos participam de uma prévia reunião de apresentação e posteriormente passam por um processo de seleção. Aos que ingressarem na Fase Iniciante, é realizado um curso para apresentação dos trabalhos que deverão ser executados.