• o lobo é bom
    Apesar da má fama de lobo-mau, o nosso lobo-guará é tímido, esquivo e muito bom. É um importante dispersor de sementes que circula por entre as campinas e margens dos rios disseminando diversas espécies de árvores que irão proteger os cursos d´água.
    Assista o vídeo sobre lobos-guará recebidos pela Associação Mata Ciliar nos últimos dois anos:

  • a toca do lobo
    Ele habita o Cerrado, bioma que detém as mais importantes bacias hidrográficas do país e sofre grande risco em virtude do acelerado avanço da agropecuária. Estima-se que o Cerrado seja devastado cinco vezes mais rápido do que a Amazônia.
    Assista o filme sobre a importância da fauna, flora e recursos hídricos do Cerrado:

o sistema cantareira

O cerrado do interior do estado de São Paulo abriga as bacias hidrográficas que compõem o Sistema Cantareira, responsável por abastecer a região metropolitana de São Paulo, a segunda maior cidade da América Latina. Dentre elas, uma das mais importantes é a bacia do Jaguari, abraçada pela Serra do Lopo que também podemos chamar de “a casa do lobo”.

a oportunidade

É exatamente nesse local, dentro do Programa Conectando Biodiversidade, que o Projeto Guará será realizado através de um centro educacional e um viveiro de mudas que, através de parcerias, se tornará uma referência para a conscientização e preservação da água, das matas, do lobo-guará através da sensibilização e envolvimento da sociedade.

  • Viveiro de mudas com capacidade para produção de 250.000 árvores nativas por ano tem por objetivo de, junto com as comunidades rurais, recuperar nascentes e matas ciliares contribuindo para produção de água e formação de corredores de biodiversidade.
  • Toca do Lobo - Centro de educação ambiental será a sede do Projeto-Guará e promoverá reuniões com a comunidade e receberá grupos de estudantes para o desenvolvimento de atividades como palestras, teatros, jogos ambientais e oficinas de capacitação ambiental (OCA).

O que já foi realizado

Em parceria com a Graded School e o Instituto 100% Animais, já demos início a algumas etapas do projeto como:

construção de um recinto específico para reabilitação de lobos-guarás
reabilitação e monitoramento de um lobo-guará na natureza

Depois de um período de 9 meses em tratamento e reabilitação após ter chegado muito debilitado à Mata Ciliar, Théo viu as portas do recinto de ambientação se abrirem para que ele pudesse dar os primeiros passos rumo à liberdade. A soltura foi feita ao entardecer, período em que os lobos-guarás ficam mais ativos e o fato de Théo voltar várias vezes para dentro do recinto faz parte de um processo chamado soltura branda, em que o animal pode sair e voltar ao recinto várias vezes, até que esteja seguro e confortável suficiente na natureza e não volte mais. O animal está sendo acompanhado através de um rádio-colar e isso nos dará informações importantes sobre seu comportamento e sobre o território que ele demarcará. A construção do recinto de soltura branda e a aquisição do rádio-colar foi possível graças a uma parceria com o Instituto 100% Animais, que compartilha conosco da grande alegria de ver o Théo voltando para sua casa.