capa cópia

REPATRIAÇÃO DE ANIMAIS SILVESTRES EM TOCANTINS

Na semana passada realizamos em parceria com a Naturatins e a Reserva Conservacionista Piracema a soltura de diversas espécies de animais silvestres que reabilitamos e já estavam prontas para voltarem à natureza. O local escolhido foi uma reserva em Tocantins, região de origem desses animais.

Um grupo que ganhou a liberdade imediatamente foram os curiós, resgatados pela Polícia Rodoviária dentro de um ônibus em São Paulo (matéria completa).

curios

O traficante que transportava um grande número de aves já tinha passagem pelo mesmo crime e foi multado em R$ 5,6 milhões. Também foram soltas três iguanas que haviam sido encontradas dentro de encomendas pelo Correios de Indaiatuba.

Outras aves que pegaram carona nessa oportunidade foram vinte e oito papagaios-verdadeiros de um grupo de filhotes que chegou à Mata em 2015 (matéria completa).

pagasolario

Além deles também embarcaram para Tocantins cinco araras-vermelhas que recebemos em 2016 (matéria completa).

ararasver

Ambos vítimas de tráfico de animais silvestres, que os condicionaram a viverem presos com restrições de exercerem seus comportamentos naturais. Dessa forma, eles foram alojados primeiramente em um grande recinto de soltura branda para ambientarem-se e treinarem vôo antes de voltarem ao seu habitat.

Também irão passar pelo mesmo processo quatro papagaios-do-mangue e quatro papagaios-campeiros apreendidos junto com os curiós.

pap

Todo o processo, desde a recepção desses animais até a soltura, demandou um grande investimento de tempo, trabalho e dinheiro. Enquanto continuamos a receber animais apreendidos, os traficantes continuam soltos exercendo a mesma prática, incentivados pela impunidade. É necessário reforçar a legislação e ampliar a fiscalização para acabar com essa triste realidade que condena milhares de animais à morte. Saiba mais:

Não compre animais silvestres

 

Confira também

1

CAPACITAÇÃO PARA MANEJO DE ANIMAIS SILVESTRES

Trinta participantes, dentre eles Bombeiros dos municípios de Lindóia, Serra Negra, Amparo e Pedreira, juntamente …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *