lb

A TERRÍVEL REALIDADE DOS LOBOS

Quem se deparou com esse animal chegou a pensar que tratava-se de qualquer ser, menos de um lobo-guará. Ele já vinha sendo observado há algum tempo, com aparência saudável, próximo a uma fazenda em Serra Negra no interior de São Paulo. Nesta semana o animal foi encontrado dentro de um galpão, estando prostrado, magro, enfraquecido e coberto por sarna. Imediatamente, o proprietário da fazenda e seus funcionários se mobilizaram para buscar ajuda e apoiaram todo o processo do resgate. O lobo-guará foi trazido até a Associação Mata Ciliar, onde passará por exames a fim de se obter mais informações sobre seu estado de saúde. Independente do prognóstico, é claro constatar que os animais estão sofrendo por falta de qualidade no ambiente. A escassez de áreas florestais saudáveis que comportem a fauna e a proximidade aos animais domésticos infringem doenças e sofrimento aos animais, sendo que muitos deles morrem sem receber tratamento. Felizmente, esse lobo-guará encontrou pessoas boas que se preocuparam em ajudá-lo. A participação das comunidades rurais é fundamental para a proteção e preservação da fauna, já que convivem diariamente com eles.
O lobo-guará é uma das espécies que mais corre risco de extinção em nosso país. Somente no ano passado recebemos cinco lobos-guarás na Associação Mata Ciliar, vítimas de atropelamentos e zoonoses. Estudos apontam que, se a situação continuar dessa forma, a espécie pode desaparecer da natureza nos próximos 20 anos.
Conheça o Projeto Guará, uma iniciativa da Associação Mata Ciliar para preservar o lobo e sua casa: http://mataciliar.org.br/projetoguara/

Confira também

1

EVENTO DA KNORR-BREMSE ABRE OPORTUNIDADES PARA A MATA

No dia 20 de abril tivemos o prazer de participar de um evento promovido pela …

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *