Centro de Reabilitação de Animais Silvestres

temacras

OS ANIMAIS SILVESTRES NAS BOAS MÃOS DA NATUREZA

O CRAS (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Mata Ciliar foi implantado em 1997 na cidade de Jundiaí e tem por objetivo receber os animais, prestar atendimento veterinário e, após o processo de reabilitação, realizar a soltura destes no ambiente natural.

Desde sua fundação o CRAS já recebeu mais de 18.000 animais silvestres.

A maior parte dos animais chega através da Guarda Municipal, Polícia Ambiental, Corpo de Bombeiros e Defesa Civil, sendo vítimas de atropelamento, eletrocussão, queimada, caça, tráfico, entre outros acidentes em decorrência da devastação do seu habitat.

chegados

Infelizmente, nem todos os animais conseguem total recuperação. Alguns, em razão de sequelas físicas e/ou psicológicas, permanecem em cativeiro. Atualmente, mantemos cerca de 700 animais, desde pequenas aves até grandes mamíferos. Desta forma, procuramos proporcionar-lhes o melhor bem-estar possível, ambientando o recinto, realizando o enriquecimento de atividades e mantendo uma nutrição adequada para cada espécie. Suas histórias servem como alerta e lição para todos.

cati

Os animais plenamente recuperados passam por um período de reabilitação e observação. Neste período, são destinados para recintos de pré-soltura, onde exercitam seus músculos, treinam voo, caçam e são estimulados a desenvolver o comportamento natural da espécie. Alguns indivíduos são monitorados via rádio-colar com GPS, fornecendo importantes dados científicos e orientando futuras ações para a conservação da espécie.

solturas

 

Todos os animais silvestres cumprem importantes funções ecológicas na natureza. Alguns são grandes plantadores e mantenedores de florestas, pois são eficientes dispersores de sementes. Outros contribuem para o controle populacional de diversas espécies, mantendo o equilíbrio da cadeia alimentar. Por isso, um ambiente natural só prospera com a presença da fauna silvestre.