cham_trafico

Não compre animais silvestres

O TRÁFICO CONDENA MILHARES DE ANIMAIS SILVESTRES TODOS OS ANOS

O Brasil possui a maior biodiversidade do planeta e toda essa riqueza chama a atenção de uma atividade criminosa crescente. Todos os dias diversos bichos são retirados da natureza para alimentar o comércio da fauna silvestre como animal de estimação. Além de ser um terrível destino para um animal que sempre foi livre e passa a viver preso, seu habitat também sentirá sua falta, visto que cada espécie possui sua função no equilíbrio do ecossistema.

O tráfico de Animais Silvestres é a terceira mais lucrativa atividade criminosa do mundo.

Esse mercado predatório só existe porque existem compradores que, por admiração ou status, querem ter os bichos perto de si. Quem valoriza os animais certamente prefere admirá-los na natureza, que provê o melhor bem-estar que eles podem receber.

A cada dez animais silvestres traficados, nove morrem em decorrência das péssimas condições de cuidados e transporte.

bichopreso

Apesar do crescente número de apreensões, a punição aos traficantes é branda e incentiva a recorrência do ato. Uma das formas de combater esse crime ambiental é denunciando suspeitas de tráfico, através da Linha Verde do IBAMA: 0800-618080.

Disseminar essas informações também contribui para aumentar a consciência de toda a sociedade sobre a gravidade desse problema. Compartilhe essas informações com seus amigos em suas redes sociais!

Nos últimos anos, o poder público abriu várias brechas na legislação que facilitam as manobras do tráfico, como a resolução 457 do Conama e a Lista Pet do IBAMA. Portanto, é fundamental cobrar dos políticos uma postura clara e contra a exploração da fauna silvestre, combatendo o tráfico e preservando os habitats naturais para que os animais possam sobreviver em harmonia com a natureza.

2 comentários

  1. A cada dia se repete.É tão bom ve-los soltos.A mim por exemplo onde estou gasto por dia 6 bananas onde coloco em um pedestal que fizemos e vem passaros de todas as espécies.Fazem ninhos na minha varanda e acham ruim qdo meus gatinhos olham seu voo.E acreditem não gostam nada que chegamos por perto.Acredito que seja sabiá poca.Eles estão se escasseando.Eqto.não houver uma lei contra o desmatamento mais rigido nada adiantará.Em Araxá (MG) Uma senhora me falou que estão avançando e derrubando a mata.Maritaca,tucanos e outros estão desaparecendo.O Vale do Rio Doce.assim me falou.O Homem destroi e a Natureza cobra.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *