caca

CONTRA A CAÇA

Apesar de parecer uma insana prática do passado, a caça continua viva matando centenas de animais silvestres e acelerando a taxa de extinção da fauna brasileira.

A caça é considerada crime pelo artigo 29 da Lei de Crimes ambientais (Lei 9.605/98), com a seguinte redação:
Art. 29. Matar, perseguir, caçar, apanhar, utilizar espécimes da fauna silvestre, nativos ou em rota migratória, sem a devida permissão, licença ou autorização da autoridade competente, ou em desacordo com a obtida.

Na Associação Mata Ciliar recebemos animais silvestres vítimas de diversos acidentes mas certamente os que chegam provenientes de caça são os que causam mais comoção e indignação.

Por que algumas pessoas caçam?

Caça para consumo de carne
Capivaras, pacas, porcos-do-mato e tatus são uma das espécies que mais sofrem com esse tipo de crime. Sua carne é apreciada por algumas pessoas que não sabem o risco que correm ao comer uma carne de um animal que não recebeu nenhum tratamento próprio para o abate, sendo que existe uma série de graves doenças já identificadas ocasionadas pelo consumo desses animais.

capivara

Filhote de capivara que recebemos no ano passado com um fio de arame de armadilha presa ao pescoço. O animal foi resgatado mas não resistiu aos graves ferimentos e morreu.

Caça esportiva
Parece insano mas algumas pessoas tem prazer em abater um animal por diversão. Infelizmente o comércio de armas de fogo é facilitado pela falta de legislação e fiscalização e estimula as pessoas a possuírem espingardas e carabinas para finalidade de caça.

tucano

Tucano que recebeu um tiro de chumbinho na asa. O animal sobreviveu mas jamais poderá voar, enquanto o criminoso permanece em liberdade.

Caça para proteger o gado
Alguns pecuaristas temem que uma onça-parda ou pintada que esteja rodeando sua fazenda possa predar sua criação. Apesar de muitas vezes essa ser uma situação contestável, muitos simplesmente montam armadilhas para abater esses felinos cometendo um crime contra a biodiversidade. O mesmo ocorre com lobos-guarás e cachorros-do-mato que perambulam perto de galinheiros. Vale lembrar que os espaços que outrora eram território desses animais foram invadidos pelo homem.

scar

A onça-parda batizada como Scar foi vítima de uma dupla brutalidade. O fazendeiro, tentando proteger seu gado, disparou com uma arma de fogo e atingiu o dorso do animal que ficou encurralado possibilitando que o homem ainda lhe desferisse uma machadada na cabeça. Felizmente o animal conseguiu fugir, foi resgatado, reabilitado na AMC e já foi devolvido para a natureza.

 

PARA MUDAR ESSA SITUAÇÃO:

• Cobre do poder público de seu município uma fiscalização severa contra a caça. Exija dos políticos em que você votou que se comprometam em aperfeiçoar a legislação ambiental, coibindo e punindo os criminosos;

• Em caso de suspeita de caça denuncie pela Linha Verde do Ibama: 0800-618080 e através da Polícia Ambiental de seu município. As denúncias podem ser feitas anonimamente;

• Multiplique essas informações para agregar o maior número de pessoas nessa corrente contra a caça. Compartilhe essa notícia com seus amigos e familiares nas suas redes sociais.

Confira também

capa

TECNOLOGIA É O BICHO

Nesse mês recebemos o apoio da tecnologia para aprimorar o sistema de informação do nosso Cras. …

11 comentários

  1. Adorei a iniciativa! Meus respeitos, minha admiracao e o meu muito obrigado. Vou pensar numa forma de colaborar de forma atuante e significativa. Mais uma vez, muito obrigado!

  2. Prezados,
    De fato, a caça continua fazendo milhares de vítimas de animais indefesos. Aqui na Amazônia, é pratica recorrente em todos os lugares, sobretudo nas zonas rurais. Sou morador de Manaus e muitos percorrem distâncias para se aventurar nessa prática insana e perversa. Sempre que esse tema vem à tona, eu apresento o lado terrível dessa prática (se é que tem em algum dos lados algo de bom). Muito se fala aqui da proximidade de onças dos milhares de sítios nos ramais das rodovias próximos à capital por exemplo e sempre lembro da questão da matança em cima dos animais que fazem parte da dieta desses grandes felinos. Mas é luta quase inglória devo dizer com muita tristeza, pois se tratado entre pessoas próximas, familiares etc, fazem pouco caso ou não compreendem; tratar com estranhos é correr risco de toda natureza. Ainda assim, não devemos parar de tentar entusiasmar para essa e outras questões que tanto afligem a todos aqueles que percebem os animais todos como preciosidades da natureza, tão lindos e parte nessa complexa relação que todos os seres vivos possuem uns com os outros, inclusive o homem, que deveria diante da sua capacidade cerebral ser o mais responsável de todos, mas que infelizmente cumpre a função de ser a mais destrutiva das espécies.
    Abraços,

    Lucivan dos Santos

  3. E muita irresponsabilidade apresentar uma lei absurda.

  4. Henrique Junji Matsuda

    Não a essa palhaçada!!!…Liberem a caça aos caçadores que para nada servem!!!

  5. Muitos animais de nossa fauna se já não estão entrando em extinção,se encontram em extinção!Imaginem com essa prática maldita que é a Caça! Longe de nos!Longe do Mundo!

  6. PARA COM ISSO – DEIXEM OS ANIMAIS EM PAZ***

  7. O PIOR ANIMAL QUE EXISTE NO PLANETA É O HOMEM.

    CAÇA??? JAMAIS***

  8. Cumpra-se a Lei !

  9. Deixem nossos animais em Paz

  10. Temos a obrigação de assinar! Proibir terminantemente esses absurdos! Criar LEIS SEM QUE NÃO HAJAM A MÍNIMA CONDIÇÃO DE MUDANÇAS!

  11. Vanuza Maria da c Ambrósio

    Absurdo! Não a matança dos nossos indefesos.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *