Água

A Associação Mata Ciliar desenvolve diversos projetos socioambientais para a preservação dos recursos hídricos junto às comunidades rurais, priorizando a valorização das famílias do campo como protagonistas nesse processo de grande importância para o abastecimento de água às cidades.

Os projetos são realizados nos municípios da região do Circuito das Águas paulista e buscam promover a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos, incentivando a adoção de práticas que contribuem para a recuperação de áreas degradadas, conservação de florestas e áreas naturais.

Os projetos atuam em diversas esferas:

1. SANEAMENTO RURAL

ext_agua
Práticas para o tratamento da água nas comunidades rurais, evitando a poluição dos rios;

2. CONSERVAÇÃO DO SOLO

ext_solo
Técnicas para evitar o assoreamento dos rios, favorecendo a recarga do lençol freático; 

3. PROTEÇÃO DE NASCENTES E CURSOS D´ÁGUA

ext_florestas
Reflorestamento de áreas de mata ciliar e implantação de módulos agroflorestais;

Dentre os projetos mais recentes que realizamos estão:

DE OLHO NOS RIOS
Projeto realizado em 18 municípios do interior paulista promovendo a gestão integrada de recursos hídricos, aliando conservação com resgate cultural, geração de consciência crítica e implantação de novas alternativas econômicas junto à população rural. 

PRODUTOR DE ÁGUA
Projeto desenvolvido pela Agência Nacional de Águas (ANA), que tem por objetivo estimular as boas práticas ambientais no meio rural, através do pagamento por serviços ambientais. A Associação Mata Ciliar participa com a implantação de ações voltadas ao saneamento rural e técnicas de conservação de solo.
Assista o vídeo do projeto

NASCENTES
Projeto realizado na área rural do município de Vargem/SP, com o objetivo principal de promover a melhoria da qualidade e da quantidade de água na bacia do Ribeirão do Pico, através da implantação de fossas sépticas biodigestoras e construção de barraginhas para contenção de água da chuva. Também promove ações de educação ambiental e oficinas de capacitação ambiental beneficiando 150 famílias rurais.

ÁGUAS DO PIRACICABA
Projeto socioambiental que tem por objetivo promover a participação comunitária na gestão dos recursos hídricos em 20 municípios da Região Bragantina, Circuito das Águas Paulista e Região de Jundiaí, viabilizando a realização de programas de manejo e conservação de área de proteção ambiental, educação ambiental e oficinas de capacitação. Em dois anos de projeto, 300 fossas biodigestoras foram doadas, 1.000 barraginhas foram construídas, 100 oficinas de capacitação de produtores rurais e professores foram realizadas e mais de 3 mil crianças foram atendidas pelo programa de educação ambiental.
Acesso o site do projeto e conheça mais

BACIAS JAGUARI
Projeto para a conservação e recuperação de mananciais no município de Jaguariúna, auxiliando o produtor rural na regularização de suas áreas de Preservação Permanente e Reserva Legal e auxiliando no Cadastro Ambiental Rural. A Associação Mata Ciliar participa realizando o levantamento de campo e mapeando as propriedades rurais a serem beneficiadas.